O novo videowall LCD 8×3 do GOC garante um maior tempo de funcionamento e intervenções de manutenção mais curtas. Como maior fornecedor de serviços de telecomunicações para Portugal, a Altice quer garantir aos seus clientes a máxima qualidade de serviço ao longo de todo o ano. Quando foi necessária uma actualização tecnológica para o seu Centro Global de Operações (GOC) na cidade de Lisboa, as paredes de vídeo LCD da Barco e os controladores de parede de vídeo em rede da Altice Portugal satisfizeram perfeitamente os requisitos da equipa da Altice Portugal.
A Altice Portugal é o maior fornecedor de serviços de telecomunicações em Portugal. Desde 2015, a empresa é uma subsidiária integral do Grupo Altice, uma empresa multinacional de cabo e telecomunicações.
O GOC da Altice Portugal nas Picoas, Lisboa, é utilizado para monitorizar, gerir e supervisionar todas as infra-estruturas relacionadas com telecomunicações móveis e fixas, incluindo satélites e cabos submarinos. Em caso de congestionamento da rede, é neste centro que o problema é detectado, e a sua resolução começa.
Novo videowall LCD
O GOC em Lisboa tem espaço para mais de 100 operadores cuja responsabilidade é monitorizar o desempenho da rede e resolver atempadamente os problemas da mesma. Para garantir que os operadores, técnicos e gestores de equipa do GOC tenham sempre informação em tempo real e actualizada, o centro tinha equipado anteriormente a sala de controlo com um grande videowall constituída por cubos de retroprojecção fornecidos por vários fornecedores.
Mas quando a tecnologia do videowall do centro chegou ao fim de vida, a equipa da Altice Portugal teve de procurar uma actualização. Encontraram a solução com a Barco.
A instalação dos dois novos videowalls Barco, consistindo em monitores de 55″ LCD OverView KVD numa configuração 8 por 3, foi finalizada em maio de 2020. A Altice Portugal ficou impressionada com a uniformidade de cores do videowall Barco e valorizou o desempenho económico da solução em termos de consumo de energia.
Intervenções de manutenção mais curtas
Para uma sala de controlo concebida para monitorizar o desempenho da rede 24 horas por dia, era fundamental para a Altice ter um videowall em que pudessem confiar.
“Com os monitores Barco KVD, a Altice Portugal espera ter muito mais tempo entre falhas em comparação com a tecnologia anterior, descontinuada do videowall de múltiplos fornecedores, e consequentemente muito menos necessária para questões de manutenção”, diz Fernando Almeida Teles.