Casa Serras

O maior operador de telecomunicações português confia nas soluções de Videowall LCD da Barco para garantir a qualidade de serviço

Maio 4, 2022

Notícias

Partilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
O novo videowall LCD 8×3 do GOC garante um maior tempo de funcionamento e intervenções de manutenção mais curtas. Como maior fornecedor de serviços de telecomunicações para Portugal, a Altice quer garantir aos seus clientes a máxima qualidade de serviço ao longo de todo o ano. Quando foi necessária uma actualização tecnológica para o seu Centro Global de Operações (GOC) na cidade de Lisboa, as paredes de vídeo LCD da Barco e os controladores de parede de vídeo em rede da Altice Portugal satisfizeram perfeitamente os requisitos da equipa da Altice Portugal. A Altice Portugal é o maior fornecedor de serviços de telecomunicações em Portugal. Desde 2015, a empresa é uma subsidiária integral do Grupo Altice, uma empresa multinacional de cabo e telecomunicações. O GOC da Altice Portugal nas Picoas, Lisboa, é utilizado para monitorizar, gerir e supervisionar todas as infra-estruturas relacionadas com telecomunicações móveis e fixas, incluindo satélites e cabos submarinos. Em caso de congestionamento da rede, é neste centro que o problema é detectado, e a sua resolução começa. Novo videowall LCD O GOC em Lisboa tem espaço para mais de 100 operadores cuja responsabilidade é monitorizar o desempenho da rede e resolver atempadamente os problemas da mesma. Para garantir que os operadores, técnicos e gestores de equipa do GOC tenham sempre informação em tempo real e actualizada, o centro tinha equipado anteriormente a sala de controlo com um grande videowall constituída por cubos de retroprojecção fornecidos por vários fornecedores. Mas quando a tecnologia do videowall do centro chegou ao fim de vida, a equipa da Altice Portugal teve de procurar uma actualização. Encontraram a solução com a Barco. A instalação dos dois novos videowalls Barco, consistindo em monitores de 55″ LCD OverView KVD numa configuração 8 por 3, foi finalizada em maio de 2020. A Altice Portugal ficou impressionada com a uniformidade de cores do videowall Barco e valorizou o desempenho económico da solução em termos de consumo de energia. Intervenções de manutenção mais curtas Para uma sala de controlo concebida para monitorizar o desempenho da rede 24 horas por dia, era fundamental para a Altice ter um videowall em que pudessem confiar. “Com os monitores Barco KVD, a Altice Portugal espera ter muito mais tempo entre falhas em comparação com a tecnologia anterior, descontinuada do videowall de múltiplos fornecedores, e consequentemente muito menos necessária para questões de manutenção”, diz Fernando Almeida Teles.

Categorias

“Estávamos à procura de uma solução de visualização eficaz a partir de uma marca estabelecida e fiável, e da experiência de um integrador experiente”, diz Fernando Almeida Teles, Chefe do Centro de Operações de Serviço da Altice Portugal. “Encontrámos esta combinação com a Barco e a sua empresa de integração portuguesa Casa Serras”.

Mas quando um componente LCD precisa de ser substituído, o videowall KVD tem uma série de características para limitar o tempo de paragem ao mínimo e para acelerar a manutenção. Por exemplo, as placas de entrada e as fontes de alimentação podem ser rapidamente removidas do monitor, para que possam ser facilmente mantidas ou substituídas. Para resolver rapidamente os problemas, a Altice Portugal também precisava de uma solução de visualização que permitisse partilhar e distribuir sem problemas vídeo e outros conteúdos nas instalações do GOC. O operador português de telecomunicações confiou assim no controlador de videowall Transform-NSD da Barco e nos codificadores NGS-D320 Pro, que tornam possível capturar e exibir conteúdo de qualquer parte da rede e exibi-lo em alta resolução num videowall em qualquer configuração ou layout. O conteúdo da parede de vídeo também pode ser partilhado num ecrã touch na sala de crise do GOC, o que torna possível interagir com o conteúdo do videowall através do toque. Desta forma, os controladores de parede de vídeo da Barco permitem a colaboração e partilha de conteúdos com clientes, parceiros e outras partes interessadas que necessitem de disponibilidade 24/7 de informações de estado em redes e serviços.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments